Como criar uma automação de funil de marketing?

Publicados: 2022-02-11

Ter um em seu negócio é certamente o ativo mais valioso. Diga adeus aos esforços de vendas para conquistar clientes, desenvolva uma automação de funil de marketing.

Hoje, vamos discutir isso. Como você deve saber, com o limite de 100 solicitações de conexão por semana no LinkedIn , a geração de leads ficou mais complexa.

Mas agora, com o Waalaxy, você pode aproveitar o poder do LinkedIn e do marketing por e-mail para gerar mais visitantes em seu funil de marketing.

Agora, vamos descobrir juntos o que você pode fazer com um funil automatizado.

Com um sistema automatizado você pode:

  • Economize tempo em sua prospecção b2b .
  • Gere mais clientes em potencial (ou leads).
  • Conquiste novos clientes para seus produtos/serviços.
  • Receba pagamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Eduque um público- alvo sobre um tópico relacionado ao seu tema.

Neste artigo, veremos como criar um túnel de vendas eficaz que funcione no piloto automático e aumente suas vendas.

Pronto para ir? Vamos começar com uma primeira pergunta..

Funil de marketing: breve definição

Um funil de marketing automatizado (também chamado de “ túnel de conversão”, “funil de conversão”, “funis de vendas”) é um processo de negócios que permite transformar um simples visitante em um cliente fiel, passando por várias fases de marketing.

Essa é uma definição bastante simples, mas entraremos em mais detalhes na próxima seção.

Como funciona um funil de marketing automatizado?

Um funil de marketing permite acompanhar o internauta em um processo de compra. Permite nutrir o prospect (lead nurturing ), ou seja, ajudá-lo a encontrar informações e tirar suas dúvidas para que ele acabe comprando o produto.

Este funil tem várias fases.

Aqui estão eles:

  • Conhecimento.
  • Consideração.
  • Decisão.

Fonte: affde.com.

Conhecimento

Na fase de conscientização, seu papel é criar uma marca de sua marca na mente do cliente em potencial. Pode ser sua marca pessoal com seus serviços ou sua marca profissional para seus produtos. A perspectiva deve estar ciente de que sua solução existe.

Uma vez feito isso, eles podem ir mais longe no processo.

Consideração (ou "avaliação")

Na fase de “consideração”, o objetivo é fazer com que seu cliente em potencial queira saber mais. Estar interessado. Para fazer isso, você precisa incentivar duas coisas.

  1. O interesse do seu produto (este produto é para mim e pode atender a minha necessidade?).
  2. O desejo de adquiri-lo (é uma solução de qualidade? Que resultados posso esperar obter?).

Essa fase é muito emocional. Você tem que pressionar os problemas em interesse. E pressione os benefícios no desejo.

A decisão (ou “modo de compra”)

Na fase de “decisão”, você precisa transformar um prospect morno/quente em um cliente. Ele conhece sua solução, está interessado nela e só precisa agir . Para fazer isso, você tem que jogar em 3 coisas.

  1. Exclusividade.
  2. Raridade.
  3. Urgência.

Se você não fizer isso, as pessoas terão dificuldade em tomar medidas para comprar . Aqui não se trata de ser agressivo a todo custo. Você pode vender sem parecer um vendedor de tapetes. E aqui está como.

Oferecer exclusividade

Crie uma oferta atraente . Você pode adicionar exclusividade. E para isso, faça a si mesmo esta pergunta:

Como meu produto é diferente da concorrência?

Quanto mais exclusivo você for na mente dos clientes em potencial, mais eles o escolherão como referência. Você precisa criar uma conexão de memória. Aqui está um exemplo de marcas que se diferenciaram, se eu te disser:

  • Trem. Em que empresa você está pensando? SNCF.
  • Telefone? Maçã.
  • Vídeo? Youtube.
  • Filme? Netflix.

Se você estiver na vanguarda de um tópico específico, as pessoas comprarão porque você se tornou a referência em suas mentes.

Escassez e disponibilidade

Este fator pode impulsionar suas vendas. Quando o acesso ao seu produto/serviço é escasso, isso cria um efeito atraente na mente de seus clientes potenciais.

Exemplo de um funil de marketing que converte

Para converter prospects em clientes da melhor maneira possível, você precisa seguir ao máximo esta estrutura: AIDA para :

  • Gancho.
  • Interesse.
  • Desejo.
  • Ação.

Todas as suas páginas e ações de marketing devem copiar esta estrutura AIDA. Por quê? Porque já se provou há anos como o mais persuasivo no túnel de conversão .

Por exemplo, a página de destino da sua oferta de produto/serviço pode começar com um teaser com a promessa.

Em seguida, você direciona os problemas de seus clientes em potencial para deixá-los interessados.

Então, desejo com benefícios, características e provas.

Por fim, com o seu call to action para transformar o visitante em cliente .

Por que fazer um funil de marketing?

Um funil de marketing é um pouco como um slide. Ou seja, levará uma pessoa totalmente fria com fluidez e naturalidade à sua oferta paga.

No entanto, a duração e o tipo de funil de vendas dependem de um critério principal:

  • Temperatura da perspectiva.

Ou seja, a métrica que determina onde seu prospect está no processo de 3 etapas visto anteriormente (consciência, consideração, decisão).

Vejamos algumas situações em que um túnel de vendas automatizado será de grande ajuda…

Para converter mais leads e atrair mais clientes

Como dito antes, um túnel permite que você mude a fase de uma pessoa. Ou seja, seu estado.

  • Visitante.
  • Prospect.
  • Cliente.

Por exemplo, para converter mais clientes em potencial, você pode oferecer um recurso gratuito em troca do endereço de e-mail . Em seguida, redirecione-os para sua oferta paga após o registro para passar da fase de “lead” para “cliente”.

Para vender suas ofertas de treinamento

Criar um funil de marketing automatizado é amplamente utilizado no mundo dos infoprodutos. Ou seja, na venda de produtos digitais como treinamentos online.

Por exemplo, algumas ferramentas podem te ajudar a criar um funil com muita facilidade. Os mais usados ​​são Systeme.io e Clickfunnels.

Clickfunnels começa em 49€/mês .

Aqui está um exemplo de como criar um funil de marketing que você pode gerar para suas ofertas de treinamento:

  • Capturar página para coletar primeiro nome e e-mail em troca de um recurso doado.
  • Obrigado página com um formulário de inscrição webinar em seu tópico.
  • Página de vendas que o usuário recebe após o webinar.

Em seguida, você envia uma série de e- mails automatizados para promover seu webinar . E você vende seu treinamento ao final do seu webinar.

Para vender produtos e serviços

Se você vende produtos e serviços, também pode usar o poder de um túnel de vendas automatizado.

Por exemplo, se você é um consultor/freelancer como designer gráfico, isso pode ajudá-lo a encontrar clientes facilmente. Veja como isso pode funcionar com um exemplo:

  1. Você oferece um livro digital sobre “Como escolher a identidade certa do logotipo”.
  2. Você coleta o endereço de e-mail em troca do livro digital.
  3. Você envia e- mails automatizados com seus designs, avaliações de clientes etc.
  4. Você faz uma chamada para ação no final do e-mail para sua página do Calendly.
  5. Você oferece seus serviços por chamada de vídeo/telefone.

A mesma coisa para sites de comércio eletrônico…

Este é apenas um exemplo para designers gráficos. Na próxima parte, veremos como criar seu funil de marketing automatizado independentemente do seu tema.

Como criar um funil de marketing especializado?

Siga estes passos simples para criar sua máquina de vendas, que converte sem que você precise gastar muito tempo tentando convencer seus clientes em potencial a comprar.

Etapa 1: crie uma isca digital

O primeiro passo é encontrar algo para trocar pelas informações de contato do seu visitante. Basicamente, seu endereço de e-mail deve ser coletado. Mas você pode ir além para personalizar seu relacionamento com o cliente em potencial durante seu ciclo de vida:

  • Primeiro nome.
  • Número de telefone.
  • Nome da empresa.
  • Site .
  • Seu endereço.
  • etc.

Existem muitas iscas digitais que você pode oferecer aos seus visitantes, lembre-se de sempre trabalhar em redação e ter um título cativante . Aqui estão algumas ideias:

  • Consulta gratuita.
  • Cupom de desconto.
  • Lista de controle.
  • Testes.
  • Vídeo.
  • Série de vídeos.
  • Caixa de ferramentas.
  • Calendário.
  • Podcast.
  • Entrevista.
  • Demonstração ao vivo.
  • Bilhete de entrada.
  • Treinamento por e-mail.
  • Produto físico.
  • Deslize o arquivo.
  • Gráficos de computador.
  • Chamada telefónica.
  • Auditoria.
  • Estimativa de preço.
  • Papel branco.
  • Livro digital.
  • Camiseta.
  • Dados estatísticos.
  • Estudos de caso.
  • Guia explicativo.
  • PDF para download.
  • Webinar.
  • Treinamento on-line.

Encontre a dor número 1 do seu cliente em potencial e responda parcialmente com sua isca digital.

Por exemplo, se você tem um site de comércio eletrônico , ofereça um cupom de desconto porque o principal problema é gastar muito.

Por exemplo, se você é uma agência de marketing na web, ofereça ao seu cliente em potencial uma auditoria sobre sua estratégia de marketing digital .

Por exemplo, se você é um consultor de SEO, ofereça uma consulta gratuita de 20 minutos para fazer perguntas sobre os problemas que seu prospect está enfrentando.

O objetivo de uma isca digital é criar um primeiro passo de conversão entre um visitante e uma pessoa com necessidade. As etapas a seguir permitirão que você preencha essa necessidade.

Etapa 2: criar uma oferta de chamada

Uma oferta de call-to-action é algo que seu cliente achará difícil de recusar porque é tão irresistível para eles.

  • É uma oferta que tem uma proposta de valor real.
  • É uma oferta que não é cara (menos de 50€).

Pode ser por exemplo:

  • Um produto físico barato (caso do e-commerce).
  • Um treinamento em vídeo (o caso do infoempreendedorismo).
  • Um software.
  • Um livro digital pago.
  • Um conteúdo premium.

O objetivo é transformar o cliente em potencial o mais rápido possível para levá-lo ao estado de “cliente”.

Então, você será capaz de mover seu cliente até a escada. Isso é o que veremos de imediato..

Etapa 3: criar uma oferta principal

A sua oferta principal é o seu principal produto/serviço. Muitas vezes, você notará que, ao vender um produto emblemático para as pessoas, elas vão querer ir mais longe.

É por isso que você pode oferecer um serviço clássico para atender às suas necessidades. Isso pode ser:

  • Um serviço manual.
  • Um longo treinamento em vídeo.
  • Um software.
  • Um treinador.

O objetivo da sua oferta principal é qualificar com sucesso seus compradores anteriores para identificar os mais hiperativos. Dessa forma, você lhes oferece ainda mais valor.

Mas você descobrirá que, se aplicar isso em seu funil de marketing automatizado, algumas pessoas vão querer ir ainda mais longe…

Etapa 4: criar uma oferta premium

É aí que entra a oferta high-end. Ou seja, uma oferta personalizada muitas vezes cobrada por desempenho e não por tempo ou por unidade.

Por exemplo, isso pode ser:

  • Um acompanhamento de 6 meses com um coaching por semana e um relatório por mês .
  • Coaching privado até atingir seu objetivo.

A vantagem desta oferta é que você poderá ajudar a pessoa a mudar de vida, pois será pago “classicamente” e também por bônus se atingir o resultado definido pelo cliente.

Aqui está um exemplo com um consultor de geração de leads que deseja ajudar uma empresa de marketing na web a encontrar mais clientes.

O objetivo e KPI poderia ser: assinar 30 clientes no próximo trimestre. O preço do apoio poderá ser de 1 500 €/mês + 5 000 € de bónus se o objetivo for ultrapassado.

Obviamente, é difícil automatizar o processo de decisão de compra para uma oferta de alto nível. Você precisa entender as necessidades da pessoa, propor soluções e definir resultados para sua oferta.

Mas se você quiser economizar tempo, ainda pode automatizar parte do processo de vendas…

Etapa 5: funil de marketing e automação

  1. Sua isca digital .
  2. Sua oferta de chamada.
  3. Sua oferta principal.
  4. Sua oferta premium.
  5. Sua página de vendas.

Você poderá automatizar a descida de clientes nesse funil de vendas .

Para fazer isso, você pode usar ferramentas como Systeme.io, Clickfunnels, OptimizePress, Podia e muitas outras.

Muito fáceis de usar, geralmente são canivetes suíços na criação de um funil de marketing automatizado.

Alguns são pagos, outros são gratuitos. Vamos ver como você pode lançar seu funil hoje, mesmo com pouco dinheiro para começar…

Como criar um funil de marketing gratuito?

Você seguiu as etapas anteriores, a do seu processo de vendas . Agora você tem que lidar com a parte da estratégia de marketing.

O objetivo: criar o desejo de comprar seus produtos e serviços e ganhar uma vida confortável.

Crie uma conta no Systeme io

Systeme.io é um software de criação de funis de marketing, e que propõe uma versão freemium. Com a versão gratuita, você pode, por exemplo:

  • Colete até 2.000 contatos.
  • Envie e-mails ilimitados.
  • Crie 3 funis de vendas online de 10 páginas no máximo.
  • Crie 1 blog com seu nome de domínio.
  • Publique artigos de blog e trabalhe em seu SEO (para aparecer nos primeiros resultados do mecanismo de pesquisa usado pelo internauta)
  • Tenha um espaço de membro protegido por senha.
  • Tenha quantos membros quiser dentro.
  • Armazene arquivos ilimitados.
  • Automatize um mínimo de suas ações de marketing .
  • Crie 1 cenário automatizado.
  • Receba pagamentos via Stripe e PayPal.
  • Crie seu próprio programa de afiliados.
  • Faça testes A/B.
  • Crie cupons.
  • Use as mídias sociais para promover suas ofertas irresistíveis
  • Crie upsells, downsells e aumentos de pedidos.

Em suma, você viu a enorme possibilidade que você tem com a versão gratuita deste software. Isso é tudo que você precisa para iniciar seu funil de marketing.

Você também pode optar por aumentar suas vendas online com publicidade paga, como Google Adwords ou LinkedIn Ads.

Agora veja como agir...

Crie a jornada do cliente passo a passo

Depois de criar sua conta gratuitamente, você pode começar a criar seu funil de marketing.

O primeiro passo é construir sua página de captura. Ou seja, a página de destino que permitirá que você colete informações essenciais de seus clientes potenciais (pelo menos endereço de e-mail).

O segundo passo é criar sua página de vendas. Esta é a principal página de destino do seu negócio online. Ele permite que você venda seu produto e serviço pago.

Como criar uma excelente página de captura para converter o máximo de visitantes em leads?

Aqui estão alguns passos para criar uma ótima página de captura…

Entenda as dores do prospect

O primeiro passo é entender os pontos de dor de seus clientes potenciais.

  • Quais são suas maiores frustrações conscientes?
  • Quais são as dores profundas de suas frustrações conscientes?

É importante ir fundo para encontrar a necessidade.

Por exemplo, se você estiver no negócio de treinamento on-line imobiliário.

A maior frustração consciente é não ganhar mais dinheiro para fazer mais coisas.

Procure a frustração por trás disso.

Muitas vezes é a falta de liberdade por trás disso.

Por exemplo, na perda de peso, a frustração consciente do cliente potencial é o excesso de peso. Pergunte a si mesmo:

Por quê? Qual é a raiz deste problema?

Aqui, muitas vezes é o olhar dos outros que é a dor profunda.

Entenda a dor de seus clientes potenciais e coloque-a na página de captura.

Crie a estrutura da página de captura

Use a estrutura AIDA aprendida anteriormente neste artigo.

Comece com um gancho poderoso que destaca a frustração consciente e a dor profunda. E escreva um subtítulo com o desejo da pessoa.

Em seguida, faça um pequeno texto para que a pessoa sinta que é sobre ela. Isso pode pressionar os problemas ou contar uma pequena história.

Em seguida, faça backup dos benefícios de sua oferta. Para fazer isso, comece declarando os benefícios e relacionando-os com as características, e depois acrescente o significado (que toca em desejos profundos).

Um exemplo: “Aprenda a criar um blog lucrativo que ganhe dinheiro mesmo quando você não estiver trabalhando, usando o método Blogeo, que permitirá que você seja livre para ganhar quanto dinheiro quiser, de onde quiser sem trabalhar mais mais de 2 horas por semana”.

Como você cria uma página de vendas que vende seus produtos e serviços em massa?

Para a página de captura, não é muito diferente, exceto que você vai um pouco mais longe.

Ou seja, você vai focar sua mensagem nos resultados dos seus clientes e nos depoimentos deles.

Você pode usar os 6 princípios de influência de Robert Cialdini para otimizar o poder de persuasão da sua página de vendas:

  • O princípio da reciprocidade (quanto mais você oferece, mais você recebe).
  • O princípio da consistência (um pequeno compromisso cria inércia de compromisso).
  • O princípio da prova social (outras pessoas agiram).
  • O princípio da autoridade (figuras de autoridade confiaram em mim, resultados).
  • O princípio da simpatia (o lado humano da sua oferta).
  • O princípio da raridade (edição limitada e exclusiva).

Trabalhe e adicione esses elementos em sua página de vendas para seu produto e serviço.

Teste o funil de marketing automatizado

Depois de ter seu funil de marketing no lugar, você precisará testá-lo.

Lembre-se de uma coisa:

O mercado está sempre certo.

É possível que suas ofertas não funcionem. Na verdade, o primeiro erro que os empreendedores cometem é tentar criar algo de acordo com seus desejos, em vez de projetar uma oferta que atenda a uma necessidade do mercado.

Métricas para uma página de captura

Excelente taxa de conversão: >45%.

Taxa média de conversão: 10-45%.

Baixa taxa de conversão: <10%.

A taxa de conversão da sua página de captura dependerá quase inteiramente: da sua oferta e do seu copywriting. Web design joga em conversão, especialmente no ambiente B2B.

No mercado B2C um pouco menos, mas o design gráfico da sua página de vendas ainda terá que ser claro.

Métricas para uma página de pagamento

Excelente taxa de conversão: >65%.

Taxa de conversão média: 20-65%.

Baixa taxa de conversão : <10%.

Coloque depoimentos e todos os tipos de elementos que possam tranquilizar o cliente em potencial.

Como calcular seu funil de marketing?

Agora veremos como calcular a rentabilidade do seu funil de vendas. Isso permitirá que você saiba se o seu funil de marketing automatizado merece ser otimizado ou reunido por publicidade .

Vamos começar com um termo muito importante para entender…

Calcule o custo de aquisição de clientes (CAC)

O CAC é o valor financeiro que você custa em média em promoção para conseguir 1 cliente.

Por exemplo, se você gastar 17 € no Google Ads para obter uma venda, seu CAC será 17.

Você entendeu: é muito importante para o seu negócio reduzir ao máximo seu CAC para aumentar sua lucratividade…

E isso é completado com a próxima métrica muito importante…

O LTV (valor do tempo de vida) é o valor financeiro que um cliente lhe traz em média, durante seu ciclo de cliente.

Por exemplo, se um cliente faturar 400€ em vendas ao longo de vários meses/anos, o LTV é de 400. Este é o valor total que o seu cliente arrecadou.

Ao contrário do seu CAC, seu LTV deve ser o mais alto possível para garantir a rentabilidade do seu negócio.

Mas agora como você sabe se você é lucrativo? É o que veremos de imediato…

Calcule o ROI e otimize-o

O ROI (retorno do investimento) é uma métrica que garante a rentabilidade de uma ação.

Se o ROI for maior que 1, é lucrativo.

Se for menor que 1, não é lucrativo.

E para calcular nada é mais simples:

ROI = LTV/CAC.

Vamos dar um exemplo. Você tem um CAC médio de 88€. E o LTV médio é de 274€.

Seu ROI é, portanto: 274/88 = 3,11.

Isto significa que por 1€ investido na sua promoção, sairão 3,11€ no final. Você obteve 2,11€ de margem bruta por euro investido.

E em seu funil de marketing automatizado, tente prestar atenção em quanto você investe na entrada para levar as pessoas ao funil e quanto você recebe de volta na saída.

Faça o ROI o mais alto possível e otimize cada etapa do túnel para elevar seu ROI.

Use Waalaxy para otimizar o desempenho do seu funil de marketing automatizado

Waalaxy, nossa ferramenta de automação de prospecção B2B para LinkedIn e e- mail , ajudará você a colocar pessoas na entrada do seu túnel, a um custo menor.

Na verdade, o Waalaxy tem uma versão gratuita para que você possa usar a ferramenta com tranquilidade.

Você poderá:

  • Envie convites em massa automatizados para pessoas-alvo.
  • Envie uma série de mensagens automatizadas para divulgar sua página de vendas e captura.
  • Fortaleça seu banco de dados de contatos.
  • Faça mais vendas.

Ao contrário de outras ferramentas, Waalaxy não limita o número de convites que você pode enviar por dia. E é totalmente seguro.

Você pode escolher entre mais de 12 sequências automatizadas para começar a prospectar pessoas e levá-las ao seu túnel.

Agora você já sabe como criar e promover sua página de vendas e criar uma automação de funil de marketing com o Waalaxy. Não temos mais nada para te ensinar, tudo o que você precisa fazer é começar.