8 melhores práticas de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico para 2023

Publicados: 2023-01-24

Se você pesquisasse profissionais de marketing digital veteranos, a maioria diria que o pagamento por clique (PPC) oferece a eles o melhor retorno sobre o investimento. Proprietários de empresas de comércio eletrônico deveriam seguir o que os profissionais estão fazendo - o PPC de comércio eletrônico pode ser um grande benefício para o seu negócio. O problema é que o PPC é um rodeio. Cada plataforma é diferente. Não apenas seu público muda, mas também as próprias plataformas. Quando você pensa que acertou em cheio, algo evolui. O gerenciamento de PPC de comércio eletrônico abaixo da média pode acabar transformando suas campanhas em sumidouros de dinheiro.

No entanto, quando seu gerenciamento de PPC de comércio eletrônico está no ponto, o marketing de PPC é um tremendo recurso e mecanismo de crescimento. Ter a capacidade de rastrear e alcançar clientes em potencial com precisão vale a pena os custos extras. Muitos desses custos extras têm mais a ver com a curva de aprendizado à medida que você navega pelas plataformas e audiências para ampliar seus retornos. Como você pode pular essa curva de aprendizado e ir direto para o delicioso retorno do PPC ROI?

A resposta é aproveitar as regras rígidas e rápidas das melhores práticas de PPC que, felizmente, são independentes de plataforma. Aqui estão as oito práticas recomendadas de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico que funcionam em qualquer lugar que você as use.

Práticas recomendadas de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico

Prática recomendada de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico nº 1: comece com orçamento, métricas e metas.

Orçamento, métricas e metas são as três pernas de seu banquinho de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico. Essa tríade é crítica para vencer sua campanha, porque o PPC não funciona bem se você o tratar como jogar espaguete na parede para ver o que pega. Veja como ser mais estratégico para um ROI mais alto.

Prática recomendada de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico - orçamento, métricas e metas de PPC

Truques e dicas de orçamento PPC para comércio eletrônico

O truque para o gerenciamento de PPC de comércio eletrônico é começar com uma compreensão completa de:

  • O orçamento que você quer gastar
  • As métricas que você deve acompanhar
  • Seus objetivos gerais
Truques e dicas de orçamento PPC para comércio eletrônico

Além do excelente ROI quando bem feito, as empresas de comércio eletrônico e os profissionais de marketing adoram o PPC porque ele é construído de acordo com o seu orçamento. Você tem um nível de controle maior do que as estratégias tradicionais de marketing e publicidade. Você não apenas define as limitações de orçamento antecipadamente na campanha, mas também paga apenas pelos cliques. Doce! Também há granularidade em torno do controle de orçamento que pode parecer muito preciso (porque é).

Por exemplo, o Google Ads e o Bing (Microsoft Advertising) podem dividir um orçamento em:

  • Conta
  • Campanha
  • Grupo de anúncios
  • Publicidades
  • Palavras-chave e público

Você também pode dividir os incrementos de orçamento nessas categorias específicas nas plataformas de mídia social. O benefício dessas avarias é que você pode aumentar as áreas que mostram ROI para maximizar seu retorno. É como espremer a última pasta de dente do tubo antes de jogá-la fora. Você obtém o máximo ROI com esse tipo de especificidade. Essa é a grande dica aqui para gerenciamento de PPC de comércio eletrônico. O gerenciamento eficaz de PPC de comércio eletrônico não é pontual, mas uma correção de curso contínua para maximizar seu orçamento - isto é, se você deseja o tipo de ROI alto possível.

Quais métricas devo medir na minha campanha PPC de comércio eletrônico?

Apesar das complexidades inerentes ao gerenciamento de PPC de comércio eletrônico, o melhor conselho é simples. Ao medir métricas, escolha o que importa e descarte o resto. Mas é aí que fica complicado porque há um bilhão de métricas de PPC. A mensurabilidade decolou no mundo do PPC, e essas análises são complicadas, mas também altamente valiosas como um driver para maximizar seu dinheiro.

P: Como você escolhe as métricas PPC de comércio eletrônico mais valiosas?
R: Quais métricas refletem os resultados tangíveis que você está tentando alcançar?

(Você não adora quando sua empresa de marketing responde sua pergunta com uma pergunta?)

Existem várias métricas que você deve considerar medir como parte de sua campanha de PPC:

  • Custo por clique (CPC)
    Este é o valor que você paga sempre que alguém clica em seu anúncio.
  • Taxa de cliques (CTR)
    Este é o número de pessoas que clicam no seu anúncio para saber mais. Uma CTR mais alta significa que seu anúncio está engajando seu público-alvo. Mas a CTR é mais importante quando você a combina com uma conversão.
  • Taxa de conversão
    Este é o tiro de dinheiro. Uma conversão é quando o consumidor conclui uma ação desejada, como preencher um formulário ou fazer uma compra. Se você tiver uma CTR alta, mas uma conversão baixa, isso significa que está faltando alguma coisa na tradução.
  • Custo por aquisição (CPA)
    Este é o custo total da campanha dividido pelo número de conversões. Essa métrica ajuda você a entender o custo de conquistar um novo cliente.
  • Retorno do investimento em publicidade (ROAS)
    Essa métrica é uma excelente ferramenta de nível micro para fornecedores de comércio eletrônico. Ele rastreia as taxas de gastos e receitas para uma campanha ampla e multifacetada. O ROAS costuma ser usado em conjunto com o rastreamento do ROI.
  • Retorno sobre o investimento (ROI)
    Temos falado muito sobre ROI neste blog. O ROI é a medida mais ampla do lucro obtido com a campanha dividido pelo custo da campanha. É matemática simples. Você está ganhando mais do que está investindo nesta campanha?
Métricas PPC de comércio eletrônico

Por que essas métricas são tão importantes? Você recebe esses números em tempo real na campanha típica de PPC. O gerenciamento de PPC de comércio eletrônico em tempo real permite ajustar os anúncios ou o alcance do público durante a campanha. Na publicidade tradicional, você coloca o anúncio e espera pelos resultados. O PPC está vivo e, como um bebê, deve ser cuidado para produzir o melhor resultado.

Por exemplo, se você gastar $ 100 em uma campanha de PPC e gerar $ 500 em receita, seu ROAS será 500/100 = 5. Para cada dólar gasto na campanha, você estará gerando $ 5 em receita. Quando seu chefe verifica como sua campanha de PPC está no meio, isso não seria uma informação valiosa para compartilhar?

Ou, se sua CTR for maior que sua taxa de conversão, você sabe que o anúncio está chamando a atenção o suficiente para obter o clique. Mas seu objetivo são as conversões, e elas estão sinalizando, então você precisa:

  • Retrabalhar e otimizar a página de destino
  • Melhore a experiência do cliente
  • Refine seu público-alvo
  • Alterar palavras-chave
  • Teste diferentes textos de anúncios ou criativos

Métricas são importantes no PPC, mas elas perdoam porque você pode ajustar enquanto redireciona uma campanha que saiu dos trilhos. É por isso que as equipes de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico adoram essa estratégia de publicidade.

Como definir metas de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico para sua campanha

Definir metas é essencial para o gerenciamento adequado de PPC de comércio eletrônico. A definição de metas define o que você deseja alcançar e permite medir seu sucesso. As melhores práticas geralmente aceitas para definição de metas em uma campanha PPC incluem:

  • Identificar seu público-alvo também ajuda a definir suas palavras-chave e opções de segmentação de anúncios.
  • Determinar seus objetivos, sejam eles leads, vendas, tráfego do site – ou qualquer outra coisa.
  • Definir métricas para melhorar, seja diminuindo a CTR ou aumentando as conversões.
  • Estabelecer um cronograma para a campanha junto com o orçamento.
  • Avaliar e ajustar suas métricas, público e qualquer outra coisa para atingir essas metas.
Metas de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico

Suas metas de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico ou indicadores-chave de desempenho (KPIs) devem estar em harmonia com as métricas selecionadas e vice-versa. Se seus objetivos não estiverem alinhados com suas métricas, seu ROI será prejudicado.

Agora vamos olhar para o segundo link em sua cadeia de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico: rastreamento de conversão.

Melhor prática de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico #2. Estabeleça um rastreamento de conversão preciso

“Acompanhamento de conversão” está rastreando e medindo as ações que os usuários finais realizam em seu site ou página de destino depois de clicar em seu anúncio PPC. O valor do rastreamento de conversão é que ele ajuda você a entender a eficácia geral de sua campanha de PPC. A taxa de conversão média é de 3,9% em todos os setores. Mas é a síndrome da árvore caindo na floresta; se você não tiver maneiras precisas de rastrear conversões, nunca saberá se atendeu à lei das médias.

É fácil errar no acompanhamento de conversões. Menos de 30% do marketing de anúncios do Google tem o tipo correto de rastreamento de conversão. Se os números são tão ruins na plataforma de anúncios do Google, que é fácil de usar, provavelmente também não são bons em nenhuma outra plataforma.

Para configurar o acompanhamento de conversões, você precisa adicionar um código de acompanhamento à página que os clientes acessam quando concluem uma ação ou conversão desejada. O código é chamado de pixel de conversão e é apenas um trecho de código de computador colocado na página do seu site onde os usuários concluem uma ação desejada. As etapas para configurar o acompanhamento de conversões incluem:

  • Determine o que significa uma conversão sobre o PPC. Pode ser uma compra, um lead, inscrição em um webinar ou newsletter, download de um eBook ou qualquer outra coisa.
  • Gere o código de rastreamento de conversão de sua plataforma PPC. (Mais sobre isso em um minuto).
  • Adicione o código de rastreamento de conversão à página do site relevante.
  • Teste seu rastreamento de conversão para ter certeza de que está funcionando.
  • Monitore os dados de conversão para entender o desempenho de sua campanha PPC e identificar áreas de melhoria.
Acompanhamento de conversões de comércio eletrônico

Embora essas etapas pareçam simples, o gerenciamento de PPC de comércio eletrônico exige que você conclua essas etapas em cada plataforma em que fizer campanha. E - você adivinhou - cada plataforma é diferente. Aqui estão algumas dicas sobre a plataforma de anúncios do Google para você começar.

Gerando conversões PPC de comércio eletrônico para anúncios do Google

O Google PPC tem seu próprio acrônimo para um pixel de conversão conhecido como GCLID ou Google Click IT. No Google, você ativa a marcação automática em “medição” em sua conta do Google Ads para poder ver o que acontece depois que alguém clica em seu anúncio PPC. Gostaríamos que o processo fosse tão simples quanto parece essa frase, mas não é.

Fica complicado não no link para sua página de destino no verso de um site, mas nas conversões de outras plataformas de terceiros. Cada sistema de gerenciamento de leads terá etapas exclusivas para rastreamento de conversão. Além de dizer ao Google para marcar sua página de destino que o cliente vê após a conversão, você também deve marcar a plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) que hospeda o lead convertido. Portanto, é um processo de duas etapas para habilitar seu site a rastrear conversões e vincular seu sistema de conversão de leads à métrica.

Clique aqui para ver todas as etapas (atuais) de como configurar o acompanhamento de conversões no Google Ads.

Conversões PPC de comércio eletrônico para anúncios do Google

Melhor prática de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico #3. Conheça seu público

A terceira prática recomendada de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico a ser considerada é o quão bem você conhece seu público. (A menos que seu objetivo de PPC seja aumentar a conscientização.) Seu objetivo é segmentar apenas as populações de maior valor que converterão e não ser um navegador de um clique sem conversão.

Inicie esse processo analisando os dados demográficos e os interesses das pessoas que clicam em seus anúncios. Você pode usar ferramentas como o Google Analytics para ver quais faixas etárias, gêneros e localizações geográficas são mais representadas entre seus usuários. Você também pode usar o recurso “Público” em sua plataforma de publicidade PPC para ver quais interesses e comportamentos estão associados ao seu núcleo demográfico.

Prática recomendada de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico - Conheça seu público

Outra forma de entender seu público é segmentar suas campanhas e analisar o desempenho de cada segmento de mercado. A segmentação pode ajudar você a ver quais públicos respondem melhor aos seus anúncios. Você pode então adaptar sua segmentação de acordo.

Você também pode usar o teste A/B para experimentar diferentes opções de segmentação e ver quais funcionam melhor com o público que você está segmentando. O teste A/B pode ajudá-lo a ajustar sua segmentação e alcançar o público certo para sua empresa. Para configurar um teste A/B para sua campanha PPC, você criará duas versões do elemento que deseja testar (duas versões da página de destino ou anúncio, por exemplo). Em seguida, escolha a métrica que deseja acompanhar para avaliar o sucesso. Em seguida, configure seu tráfego PPC para dividir igualmente entre as duas versões de teste direcionadas. Faça isso por uma campanha curta de uma ou duas semanas. Após a conclusão do teste, você pode comparar os resultados das duas versões para ver qual delas teve o melhor desempenho. Você pode usar a versão vencedora como sua nova cópia de campanha principal.

Você atinge um nível mais alto no gerenciamento de PPC de comércio eletrônico quando descobre o público certo e onde ele está no ciclo de vendas. Mas dados demográficos e geográficos são apenas uma parte da compreensão do seu público. Considere essas áreas como a base para conhecer seu público.

Seu objetivo é conseguir a venda? Então você deve saber o suficiente sobre seu público-alvo para reconhecer se ele é um lead frio ou morno. Por exemplo:

  • Públicos quentes
    Eles foram nutridos a ponto de estarem prontos para mergulhar? Essa é uma audiência quente. Se sua estratégia de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico for sólida, esses clientes serão convertidos em uma venda.
  • Público frio
    Se o público ainda está na fase de tomada de decisão, eles estão frios ou talvez mornos. Nesses casos, sua campanha PPC pode converter com um eBook para download para educar esses clientes e criar confiança. Depois que esse público conhecer você um pouco melhor, a fase dois dessa campanha poderá incluir uma tentativa de converter esses leads, agora quentes, em uma venda.

Muito disso depende do ciclo de vendas do(s) produto(s) ou serviço(s) em seu negócio de comércio eletrônico. Algumas vendas de comércio eletrônico têm um longo caminho, principalmente se for um item caro. Seu trabalho é entender a psicologia do ciclo de vendas dentro de seu público-alvo exclusivo e maximizá-lo com as melhores práticas de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico.

Melhor prática de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico #4. Mantenha-se atualizado com as tendências de PPC

As plataformas de PPC mudam em velocidades digitais. O Facebook é um dos principais culpados; seus algoritmos estão em constante evolução. Por exemplo, no verão passado, a grande jogada do Google para descartar anúncios de tecnologia expandidos foi um grande negócio para muitas empresas que usam esse formato há anos.

A evolução constante do PPC (e do SEO, aliás) exige que você fique por dentro dessas mudanças e adapte seu gerenciamento de PPC de comércio eletrônico de acordo. Existem algumas maneiras de se manter atualizado com as plataformas e campanhas de PPC:

  • Fique de olho nas notícias e atualizações do setor em suas plataformas de PPC. A maioria das plataformas possui um blog ou boletim informativo que cobre atualizações e novos recursos.
  • Siga especialistas do setor e líderes de pensamento nas mídias sociais ou por meio de blogs do setor. Muitos especialistas em PPC compartilham suas ideias e experiências online, o que pode ajudá-lo a se manter atualizado com as últimas tendências e práticas recomendadas.
  • Participe de conferências e eventos do setor. Esses eventos oferecem uma grande oportunidade de aprender com especialistas e obter experiência prática com novas ferramentas e plataformas.
  • Considere fazer o curso ou certificação mais recente em PPC. Esses programas podem ajudá-lo a aprender novas habilidades e se manter atualizado com os últimos desenvolvimentos no campo.
  • Experimente e teste novos recursos por conta própria. Não tenha medo de experimentar coisas novas e ver como elas funcionam para o seu negócio. Muitas plataformas de PPC oferecem uma variedade de recursos e ferramentas que podem ajudar a otimizar sua campanha e atingir seu público-alvo com mais eficiência.
  • Faça parceria com um profissional de marketing. Procure um fornecedor terceirizado com histórico comprovado nas complicadas nuances de SEO e PPC. Esses relacionamentos geralmente se pagam aumentando as conversões de ROI e a receita em sua campanha de PPC.

As plataformas PPC podem alterar suas regras, políticas e algoritmos de tempos em tempos, mas a frequência dessas alterações varia. Algumas plataformas fazem pequenos ajustes regularmente (Facebook), enquanto outras fazem grandes atualizações apenas algumas vezes por ano (Bing).

É importante manter-se atualizado com as regras e políticas das plataformas PPC que você usa, pois a não conformidade pode resultar em baixo desempenho de seus anúncios ou até mesmo na suspensão ou reprovação de contas PPC. Certifique-se de verificar o centro de ajuda da plataforma ou as páginas de política regularmente, inscreva-se para receber alertas por e-mail, siga os especialistas do setor e fique atento.

Melhor prática de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico nº 5. Redirecionamento

O redirecionamento é um tipo de publicidade que permite exibir anúncios para públicos que você já tocou. Eles podem ter clicado em um anúncio ou visitado seu site. O redirecionamento coloca um cookie no navegador do cliente em potencial, permitindo que você o siga e compartilhe anúncios direcionados enquanto ele navega em outros sites.

O redirecionamento no gerenciamento de PPC de comércio eletrônico permite exibir anúncios para usuários que clicaram anteriormente em um anúncio, mas ainda precisam concluir a meta de conversão. Ao oferecer a esses clientes em potencial anúncios direcionados enquanto eles navegam, você pode trazê-los de volta ao seu site para concluir a conversão. As campanhas PPC só ficam completas com esta ação.

Prática recomendada de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico - redirecionamento

As estatísticas de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico mostram:

  • O desempenho do anúncio de retargeting é até 10 vezes melhor do que um anúncio gráfico normal.
  • Sem redirecionamento, mais de 90% dos visitantes do site sairão e nunca mais voltarão.
  • 70% dos profissionais de marketing usam o retargeting para aumentar o conhecimento da marca.
  • Com o retargeting, as conversões podem aumentar em até 150%.
  • Os clientes têm quase 70% mais chances de converter com retargeting.
  • O retargeting reduz os abandonos de carrinho em mais de 6% e aumenta as vendas online em quase 20%.

A maioria das plataformas de PPC oferece redirecionamento para maximizar suas campanhas. No entanto, antes de mergulhar nessa forma geralmente aceita de perseguição de marketing, reconheça que esse esforço requer uma abordagem estratégica para evitar uma “sensação de boca” negativa para seus clientes em potencial.

A primeira coisa a fazer é estabelecer o remarketing dentro dos parâmetros de suas políticas de privacidade. Você deseja adicionar um idioma que informe aos usuários finais que você está adicionando códigos de remarketing do Google Analytics quando os usuários visualizam páginas específicas. Você pode usar a linguagem da página de política de privacidade do Google, mas certifique-se de oferecer aos clientes uma maneira de recusar.

Você também deve decidir qual código de redirecionamento usará. Existem dois conjuntos de códigos disponíveis agora que você pode adicionar: um do Google Analytics e outro do AdWords. O Google Analytics tem alguns benefícios, permitindo segmentar seus esforços de remarketing por localização geográfica e por quanto tempo eles visitaram seu anúncio PPC inicial. O AdWords permite apenas segmentar por páginas visualizadas.

Em seguida, você deve decidir se está levando seus esforços de remarketing adiante buscando o remarketing dinâmico. O remarketing dinâmico permite que você mostre a um visitante anterior do site um anúncio que contém os produtos ou serviços específicos que eles visualizaram em seu site. É usado com mais frequência no gerenciamento de PPC de comércio eletrônico em vez de remarketing estático. Os anúncios de remarketing tradicionais são estáticos, o que significa que permanecem os mesmos e têm uma abordagem de tamanho único inadequada para comércio eletrônico, especialmente com ênfase em vários produtos ou serviços.

O remarketing dinâmico é a evolução mais recente na personalização de anúncios do consumidor. Os benefícios dos anúncios de remarketing dinâmico incluem:

  • A capacidade de exibir textos de anúncios diferentes com base no interesse do consumidor.
  • Escalabilidade para caber em todo o seu inventário.
  • Taxas de conversão mais altas devido à personalização.
  • Maior fidelidade à marca (também devido à personalização).

O redirecionamento dinâmico tem os mesmos tipos de práticas recomendadas que os anúncios estáticos exigem, mas leva mais tempo porque a cópia evolui com os interesses de seus clientes em potencial. Algumas práticas recomendadas gerais de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico de retargeting incluem:

  • Usando cópia e gráficos claros, atraentes e concisos que destacam os benefícios de seus produtos ou serviços.
  • Usando as opções de segmentação disponíveis na plataforma PPC para mostrar seus anúncios para as pessoas certas no momento certo.
  • Testar diferentes criativos para ver qual tem o melhor desempenho (teste A/B).
  • Usando uma chamada à ação (CTA) clara e atraente que seja fácil de seguir.
  • Usando listas de remarketing para anúncios de pesquisa (RLSA) para exibir anúncios direcionados a clientes em potencial enquanto eles usam a pesquisa de palavras-chave no Google.
  • Excluir o público de ver seus anúncios, especialmente clientes que já converteram ou aqueles que você sabe que provavelmente não comprarão.
  • Usar limites de frequência para limitar o número de vezes que seu anúncio é exibido para uma única pessoa para evitar a fadiga do anúncio (e prejudicar sua marca).

Independentemente de sua meta de ação de conversão, o retargeting é fundamental para seu esforço de remarketing. Quer você escolha redirecionamento estático ou dinâmico, selecione um para acompanhar sua campanha de PPC. Você ficará chocado com o aumento nas compras secundárias e upsells.

Prática recomendada de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico nº 6. CTAs e como se destacar

O maior erro no gerenciamento de PPC de comércio eletrônico é usar o mesmo call to action (CTAs) em todos os públicos. A segmentação de público moderna com as ferramentas inteligentes de hoje permite que você coloque uma maior deliberação e intenção no anúncio, na metodologia de segmentação e no CTA.

Os melhores CTAs em PPC dependem de três coisas:

  1. seu negócio
  2. seu público
  3. Suas metas de conversão de campanha

Ao escolher um CTA, considere que a linguagem que você escolher está irremediavelmente ligada à ação que você deseja que o consumidor realize na conversão. Você precisa ser claro com seu CTA para atrair o interesse e orientar o cliente em potencial na ação que você precisa que ele tome. Se o anúncio precisar ser mais intrigante e o CTA for confuso, sua campanha de PPC terá um baixo desempenho.

Quando se trata de CTAs, você tem muitas opções. Por exemplo:

  • “Compre agora” ou “Compre agora” é ótimo para empresas de comércio eletrônico que buscam converter com uma venda.
  • Os CTAs “Saiba mais” ou “Obtenha mais informações” são bons para criar reconhecimento da marca e educar clientes em potencial à medida que você os move de um lead frio para um lead quente.
  • “Inscreva-se agora” ou “Inscreva-se” são CTAs eficazes para conseguir que alguém participe de uma lista de e-mail ou newsletter.
  • “Obter uma cotação” ou “Solicitar uma consulta” funcionam bem para categorias de negócios relacionadas a serviços, como consultoria.
  • “Fale conosco” ou “Entre em contato” são ótimas CTAs para agendar uma consulta ou pedir mais informações sobre um produto ou serviço.
Prática recomendada de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico - CTAs

O gerenciamento bem-sucedido de PPC de comércio eletrônico exige que você teste os CTAs da mesma forma que faz com o anúncio e a segmentação do público. Antes de embarcar na escolha de um CTA para teste, siga algumas dessas práticas recomendadas para ajudar a orientar seu processo de tomada de decisão:

  • Pense no seu público e no que os motiva. Onde eles estão no funil de vendas? Que palavras e frases se alinham com as necessidades, desejos e prioridades do mercado-alvo? As populações mais jovens respondem a um idioma diferente das populações mais velhas. Os CTAs corporativos são diferentes dos CTAs pessoais. O CTA deve estar todo em letras maiúsculas, ou isso vai ficar muito na sua cara para o seu público-alvo? Essas considerações devem fazer parte do processo de bastidores para escolher o idioma de conversão em seu anúncio PPC.
  • Comece com a ação desejada. Selecione um verbo de ação forte que encoraje o usuário final a agir. No gerenciamento de PPC de comércio eletrônico, geralmente é “comprar”, “comprar” ou “pedir”.
  • Crie um senso de urgência para encorajar o usuário a agir e agir agora. Usar frases como “oferta por tempo limitado” ou “os suprimentos são limitados” funciona bem. Você pode colocar um cronômetro no anúncio PPC que mostre uma contagem regressiva para o fim do desconto (“Compre agora e economize”). Até colocar um ponto de exclamação no final do CTA é uma forma sutil de criar urgência! (Viu como fizemos isso?) Você está tentando tirar proveito de uma inclinação humana natural - o medo de perder uma coisa boa.
  • Use a fala em primeira pessoa em seu CTA. Por exemplo, “começar minha assinatura” é um CTA melhor do que “começar sua assinatura”. É sutil, mas passar para a primeira pessoa é como fazer com que o cliente em potencial fale sobre si mesmo enquanto você fala com ele. A primeira pessoa os traz para o anúncio de uma maneira que outras opções de idioma simplesmente não fazem.
  • Evite atrito e coloque o CTA acima da dobra. Por favor, não faça o cliente procurar a ação que você deseja que ele tome. Você pode adicionar texto de apoio ao CTA, mas a pergunta deve ser aberta e fácil de identificar. É como esconder seu número de telefone na parte inferior do seu site. Por que você esconderia essa informação?
  • Inclua o valor da ação em seu CTA. Por exemplo, “Economize 50% somente hoje” é um ótimo CTA porque afirma claramente a urgência e os benefícios em uma linha.
  • Por favor, teste seus CTAs. Vale a pena mencionar novamente porque esta etapa é frequentemente perdida. Use o teste A/B para comparar o desempenho de diferentes versões do seu CTAS.

Quais são alguns dos CTAs mais comuns e você pode melhorá-los?

Webinars

  • Padrão: Registro (genérico)
  • Melhor: Reserve meu lugar (personaliza o CTA, implica propriedade)

Filiação

  • Padrão: Inscreva-se (genérico)
  • Melhor: Envie-me dicas (implica os benefícios de se inscrever)

E -commerce

  • Padrão: Compre agora (genérico)
  • Melhor: compre produtos X agora (personalizados)

Idealmente, você deseja que o CTA seja a primeira coisa que o olho visita quando o usuário final acessa seu anúncio. Não importa o seu CTA, use elementos de design como cor, tamanho e fonte para destacar seu CTA. Brinque com as formas dos botões de CTA também.

Lembre-se, o CTA é um evento único. A escolha pode ser boa quando você é um consumidor, mas não em um anúncio PPC. Muitas opções ou mais de um CTA significa atrito que o cliente não precisa.

Prática recomendada de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico nº 7. Diversifique seu mix de canais

Diversificar seu mix de canais como parte de uma estratégia de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico ajuda você a alcançar um público mais amplo e obter melhores resultados. Alguns benefícios dessa abordagem incluem o seguinte:

  • Reduzir sua dependência de um canal solo, que é uma abordagem arriscada se o canal se tornar menos eficaz ou mesmo se tiver problemas técnicos.
  • Obtendo melhores dados de teste reunindo informações e abordagens de várias fontes, em última análise, usando-os para melhorar sua campanha geral.
  • Melhorando sua segmentação de mercado e alcançando públicos mais amplos que, em última análise, podem aumentar as vendas.

Para diversificar seus canais de anúncios PPC, considere o seguinte:

  • Identifique os canais mais relevantes para o seu negócio e público-alvo. Claro, o Google Ads é sempre uma ótima opção para comércio eletrônico, mas também há Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, TikTok, Microsoft Ads e muito mais. O popular site da comunidade Nextdoor tem opções de PPC, o que pode ser importante quando você considera que os compradores ainda fazem 90% de suas compras em um raio de 15 milhas de suas casas. O Spotify tem até PPC agora, então a ideia é escolher os canais que aumentam seu alcance com seus mercados-alvo. Onde está o seu público? Escolha esses canais para um gerenciamento de PPC de comércio eletrônico mais bem-sucedido.
  • Defina estratégias e metas por canal. O objetivo é aumentar os leads ou gerar reconhecimento? Ou outra coisa? Conhecer os pontos fortes e fracos de cada canal de PPC é tão importante quanto saber onde seu público se encontra. Cada canal deve ter metas de métricas de desempenho que você monitora de perto para ajustar o desempenho geral de suas campanhas.
  • Aloque cuidadosamente seu orçamento para cada canal. Preste muita atenção às métricas de pesquisa do PC em relação aos custos por campanha para obter o melhor retorno possível. Por exemplo, embora o Google Ads seja o canal de pesquisa mais popular, você sabia que a Microsoft Search Network realiza 14,7 bilhões de pesquisas mensais em PCs? O YouTube atinge mais de dois bilhões de usuários conectados a cada mês. Mas a verdadeira questão é: seu público faz parte desses números? Cada canal tem diferentes benefícios, desvantagens e, claro, custos. Escolha sabiamente com base nas preferências, orçamento e estratégia do seu público.

Ao seguir essas práticas recomendadas de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico, você pode efetivamente diversificar seus canais de anúncios e melhorar o desempenho da campanha.

Prática recomendada de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico nº 8. Avalie e mude estratégias

P: Qual é o seu pior erro em uma campanha publicitária PPC?

R: Esquecendo.

A prática recomendada número um de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico a ser compartilhada é que sua campanha está ativa. Ele se move em velocidades digitais, então o que funciona hoje pode não funcionar na próxima semana.

Monitore e otimize continuamente suas campanhas. Use os dados coletados e faça ajustes. É a única maneira de melhorar seu desempenho em tempo real. Seu objetivo é se destacar de todos os outros vendedores de comércio eletrônico que buscam negócios com seu público-alvo. Isso é difícil de fazer com todo o clamor da Internet por aí. Felizmente, as plataformas PPC nos oferecem muitas ferramentas analíticas para melhorar a campanha como um todo.

Três testes que você deve fazer agora (e em todas as campanhas de PPC) incluem:

  1. Revendo o desempenho da palavra-chave
    Observar sua taxa de conversão é uma maneira de determinar se as palavras-chave escolhidas são tão boas quanto você pensava. Você pode verificar isso algumas semanas em sua campanha para ver se está atraindo visualizações e conversões. Procure a guia “palavras-chave” em sua plataforma PPC e defina um parâmetro de tempo como os “últimos sete dias”. Revise impressões versus cliques, custo por clique (CPC) e conversões para ver se suas palavras-chave estão ajudando você a atingir suas metas. Elimine as palavras-chave de baixo desempenho com CTR baixo e CPC alto e considere substituí-las. Use ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google Ads para encontrar novas palavras-chave de destino.
  2. Avalie a rotação dos seus anúncios
    A cada mês (ou outros incrementos de tempo), você deve revisar os dados de desempenho de cada anúncio. Revise as métricas selecionadas e compare-as com a linha de base do mês anterior. Em seguida, compare o desempenho de cada anúncio entre si. Quais anúncios estão atingindo as metas que você definiu?

    No AdWords, existem configurações automáticas e manuais. Muitos profissionais de marketing optam pelo algoritmo de automação aqui, mas ainda vale a pena revisar. O funcionamento é simples, mas adiciona uma camada de complexidade à sua campanha. Por exemplo, você pode selecionar “otimizar para cliques” para que o anúncio com a CTR mais alta seja exibido com mais frequência. Mas isso se encaixa nos objetivos da sua campanha?

    Faça as alterações necessárias. Se você estiver usando a configuração automática e um anúncio superar os outros consistentemente, considere pausar os anúncios com baixo desempenho e aumentar o orçamento para a campanha vencedora.
  3. Teste PPC e SEO
    As melhores práticas de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico exigem que você veja PPC e SEO como dois lados da mesma moeda. O SEO fornece informações sobre os principais comportamentos do consumidor que geram receita em sua campanha de PPC (supondo que esse seja o seu objetivo). Se você tiver duas equipes lidando com essas áreas, compartilhe dados de palavras-chave e outras informações para tornar as mensagens mais coesas e relevantes para seus consumidores.

Para executar testes paralelos de PPC e SEO, você pode:

  • Use o anúncio PPC para testar diferentes palavras-chave para ver quais são mais eficazes para gerar cliques e conversões. Esses dados também otimizam o SEO ao segmentar as palavras-chave mais eficazes.
  • Teste diferentes textos de anúncios em PPC e em suas páginas de destino e, em seguida, use essa linguagem em metatags e em seu site para melhorar suas classificações de SEO.
  • Teste as opções de segmentação de PPC, como geografia ou dados demográficos, para melhorar as conversões. Esses dados, por sua vez, podem otimizar suas estratégias de SEO.

Ao testar sua estratégia de PPC juntamente com o SEO, você pode coletar dados e insights valiosos que podem ajudá-lo a otimizar sua estratégia geral de marketing digital e suas práticas recomendadas de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico.

Sobre falhas de gerenciamento de PPC de comércio eletrônico e novas parcerias

A realidade do gerenciamento eficaz de PPC de comércio eletrônico é que você não pode configurá-lo e esquecê-lo. Isso é o equivalente a jogar dinheiro em um poço. Você ainda pode obter conversões, mas é improvável que o desempenho da campanha permaneça consistente ou continue aumentando ao longo do tempo em que o anúncio é executado. O gerenciamento eficaz de PPC de comércio eletrônico requer observação e otimização constantes para maximizar os gastos. If you remember your campaign, you can also not forget about reaching the conversion rate and revenue you were trying to achieve.

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There are four key benefits to ecommerce PPC management strategies. PPC can:

  • Increase website traffic
  • Increase brand awareness
  • Generate leads and sales
  • Provide valuable consumer insight

What's the biggest mistake most ecommerce companies use on PPC?

The biggest mistake most ecommerce companies make on PPC ad campaigns is that they “set it and forget it.” The biggest benefit of PPC is that companies can improve the performance of these advertising campaigns in real time by actively evaluating and making changes to these programs to increase ROI.

What is the best PPC platform for ecommerce?

There are several PPC platforms depending on your products and services, budget, and customer preferences. Some of the most popular PPC platforms include:

  • Google Ads
  • Bing Ads
  • Publicidade Amazon
  • Facebook Ads